top of page
Buscar

SOCIEDADE AMERICANA DE ONCOLOGIA CLÍNICA ENDOSSA DIRETRIZES DE MASSAGEM PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER



Healthcare and medicine concept – woman showing pink breast cancer awareness ribbon on hands, closeup


MAIS DE 250.000 MULHERES SÃO DIAGNOSTICADAS COM CÂNCER DE MAMA A CADA ANO; É A SEGUNDA PRINCIPAL CAUSA DE MORTE DAS MULHERES.

Agora, esses tratamentos duradouros podem ter melhor acesso a métodos holísticos adicionais de lidar com a doença.

Em junho, a Sociedade Americana de Oncologia Clínica endossou uma diretriz baseada em evidências criada pela Society for Integrative Oncology que recomenda terapias complementares, incluindo massagem terapêutica, para pacientes com câncer.

O diagnóstico precoce é apenas um fator de sobrevivência ao câncer de mama. Uma vez que esse diagnóstico é feito, é muito importante gerenciar o processo de tratamento do câncer, o que muitas vezes resulta em intervenções médicas para os corpos dos pacientes, mas pouco o ajuda a combater os danos mentais e emocionais do câncer

CURANDO A MENTE E O ESPÍRITO

Pilar Hook, uma massagista, está muito familiarizada com a aparência dessa batalha. Com mais de 13 anos gerenciando uma próspera massagem em São Petersburgo, na Flórida, Hook sabia que ela seguiria um caminho não convencional e buscaria cuidados integrativos para o diagnóstico de câncer de mama.

Quando seu médico recomendou uma mastectomia dupla, juntamente com um plano agressivo de quimioterapia, Hook estava interessada em outras opções. Como muitas mulheres diagnosticadas com câncer de mama, ela descobriu que sua consulta inicial com um oncologista não tinha compaixão e compreensão em relação ao que ela queria que sua jornada de câncer aparentasse.

“Eu não ia me contentar com esse diagnóstico”, disse Hook.

Ela fez seu caminho para um centro médico integrativo no Arizona. Essa facilidade ofereceu seu tratamento para o câncer que estava alinhado com suas crenças sobre a cura da mente, corpo e espírito.

“Eu fui capaz de fazer a cura que eu precisava fazer, que não era apenas o remédio”, disse Hook, que foi diagnosticado em janeiro de 2018 e declarou-se livre de câncer em junho.

“Eu fiz o trabalho mental, emocional, físico e espiritual por trás de tudo. Eu sinto que em última análise, foi o verdadeiro contribuinte para o sucesso do meu tratamento ser tão curto. Se eu não tivesse feito o trabalho físico, emocional e espiritual, eu teria batido em obstáculos com o meu corpo ”.

MASSAGEM TERAPÊUTICA PARA O GERENCIAMENTO DA DOR E DO HUMOR

Esta abordagem holística para o tratamento do câncer cai ao longo das linhas de novas diretrizes para o tratamento do câncer de mama lançado em junho; essas diretrizes são projetadas para expor os trabalhadores de oncologia a terapias complementares, como as que Hook usou em seu plano de tratamento.

Em 1º de junho, a ASCO endossou terapias complementares, incluindo massagem terapêutica, para ajudar pacientes com câncer a controlar os sintomas de dor e transtorno de humor durante e após o tratamento.

Isso é monumental no campo da oncologia integrativa porque o endosso usa pesquisas baseadas em evidências para apoiar o valor do cuidado integrativo que tem sido a base da missão da Sociedade de Oncologia Integrativa (SIO) ao longo de sua história de 15 anos.

“Estamos empolgados com o fato de que um grupo maior de médicos que trabalham em oncologia conheça as diretrizes do SIO e esteja ciente das terapias complementares baseadas em evidências que podem ser úteis aos pacientes”, disse Lynda Balneaves, PhD, RN.

MASSAGEM ONCOLÓGICA EM MOVIMENTO

Este é o primeiro endosso que a ASCO fez no campo da oncologia integrativa, e Balneaves pensa que é apenas o começo.

“Nós vemos isso como um avanço significativo para o campo da Oncologia Integrativa para aumentar nossa exposição ao mundo da oncologia, e nós realmente esperamos que este seja um modo de ir além de uma mentalidade ‘nós contra eles’, então nós somos simplesmente falando sobre evidências ”, disse Balneaves.

Este desenvolvimento traz nova emoção e nova credibilidade para aqueles no campo da massagem oncológica. Massoterapeuta de Massachusetts, instrutora de massagem oncológica e pesquisadora Tracy Walton , trabalhou em ensaios clínicos, financiados pelo Instituto Nacional de Câncer do National Institutes of Health , envolvendo massagem e cuidadores. Ela defende há muito tempo os benefícios que a massagem traz aos pacientes que enfrentam câncer e outras doenças.

“A recomendação específica da massagem terapêutica para depressão e transtornos de humor é um claro endosso de nosso trabalho. Nós sabemos há algum tempo de uma meta-análise de massagem terapêutica em muitas populações que a massagem terapêutica pode fornecer uma ajuda potente para pessoas com ansiedade e depressão ”, disse Walton.

MASSAGEM PARA PACIENTES COM CÂNCER: O QUE DIZEM AS DIRETRIZES

Oncologia Integrativa oferece pesquisas baseadas em evidências sobre terapias complementares que suportam pacientes submetidos a cuidados convencionais. A ideia de integração é mesclar tratamentos de câncer de cuidado padrão com práticas corporais e mentais, produtos naturais e mudanças no estilo de vida. As diretrizes para o câncer de mama SIO baseiam-se na análise revisada por pares dos ensaios realizados entre 1990 e 2013.

Segundo a SIO, os estudos analisados tiveram que incluir mais de 50% dos pacientes com câncer de mama ou relatar separadamente os resultados para pacientes com câncer de mama; usar uma terapia integrativa como uma intervenção durante o tratamento padrão ou abordar os sintomas e efeitos colaterais resultantes do diagnóstico e / ou tratamento do câncer; e abordar um ponto final de relevância clínica para pacientes com câncer de mama e sobreviventes.

As terapias complementares recomendadas foram classificadas como A, B e C.

Modalidades com grau A podem ser oferecidas a pacientes com alta certeza de que os benefícios são substanciais.

As modalidades de grau B fornecem um benefício moderado e substancial para os pacientes e são recomendadas para serem oferecidas.

As modalidades de grau C são seletivamente oferecidas aos pacientes com base no julgamento profissional e nas preferências do paciente, com pequenos benefícios.

As diretrizes, publicadas no Journal of Clinical Oncology , fornecem essas recomendações em relação à massagem para pacientes com câncer:

· Massagem, acupuntura e relaxamento podem ser seletivamente oferecidos para reduzir a ansiedade.

· A acupressão pode ser oferecida além de drogas para controlar náuseas e vômitos durante a quimioterapia.

· A massagem é recomendada para melhorar a perturbação do humor, oferecendo benefícios moderados a substanciais. A acupuntura, o toque de cura e o controle do estresse podem ser seletivamente oferecidos para melhorar a perturbação do humor e os sintomas depressivos.

· Laser de baixa intensidade, drenagem linfática manual e bandagem compressiva podem ser seletivamente oferecidos para melhorar o linfedema.

· Acupuntura, toque de cura, hipnose e musicoterapia podem ser seletivamente oferecidos para o tratamento da dor .

· Acupuntura, reflexologia e controle do estresse podem ser seletivamente oferecidos para melhorar a qualidade de vida.


Leia as diretrizes endossadas da ASCO na íntegra aqui .


UM PASSO A FRENTE


Embora as notícias de que a massagem tenha um impacto positivo nos pacientes com câncer de mama podem não ser novidade para os que atuam no campo da massagem e da saúde integrativa, ela fornece uma esperança de que a mudança está no horizonte para sua adoção em ambientes médicos, em particular equipes de oncologia.

“Acho que é um passo, mas acho que é um passo minúsculo”, disse Kerry Jordan, instrutora de massagem de oncologia e gerente de operações da Healwell , organização sem fins lucrativos que visa melhorar a qualidade de vida de pessoas afetadas por doenças agudas, crônicas e graves.

Jordan está cautelosamente otimista sobre o novo endosso e acredita que há um longo caminho a ser percorrido antes que os massoterapeutas possam celebrar.

“Estou satisfeito que está recebendo a cobertura que tem, mas ainda estamos lutando uma batalha difícil para obter massagem significativamente integrado em um ambiente hospitalar”, disse Jordan.

As questões, ela explicou, são uma combinação de mentalidade em relação à terapia complementar, a exposição limitada dos médicos ao vasto número de terapias complementares disponíveis e a exposição dos clínicos a pesquisas que apoiam o que funciona.

A SIO está trabalhando diligentemente para superar esses problemas.

“Há pesquisas sugerindo que muitas dessas terapias podem ajudar as pessoas com sua qualidade de vida e alguns dos sintomas que podem estar ocorrendo como parte de um paciente com câncer e em tratamento para o câncer”, disse Balneaves. “Essas terapias apenas expandem as caixas de ferramentas dos médicos em termos de oferecer aos pacientes mais opções que possam apoiá-los em sua jornada de câncer”, acrescentou ela.


EDUCAÇÃO EM MASSAGEM ONCOLÓGICA


É um endosso suficiente para efetuar uma mudança significativa no campo da massagem?

Massoterapeutas de oncologia Jordan e Walton acreditam que massoterapeutas precisam ser mais bem informados e educados sobre o câncer em geral. Walton acredita que os massoterapeutas precisam adquirir habilidades como entrevistas com clientes, raciocínio clínico, boa comunicação sobre parâmetros de oncologia e massagem, acompanhamento de pesquisas atuais e muita compaixão.

“Nós [massoterapeutas] temos que nos mover adiante. Há muitas maneiras que isso precisa ocorrer. Uma delas é a educação, tanto a educação básica em terapia de massagem quanto a educação continuada, ”disse Walton.

“Não podemos nos dar ao luxo de sentar e assumir, com um pouco de educação ou um pouco de leitura, que estamos à altura da tarefa”, continuou ela. “Isso é câncer: é prevalente, é complexo e representa mais de 200 doenças diferentes. Isso exige mais do que uma lista superficial de precauções ou uma rápida solicitação de conselhos no Facebook. Precisamos de muita profundidade e comprometimento ”.

Tanto a Walton quanto a Jordan têm seus próprios programas educacionais que ensinam massagistas oncológicos e como trabalhar com pacientes com doenças crônicas e agudas. Treinamento como o deles abrange massagem para pacientes com câncer, bem como a compreensão do câncer e os aspectos emocionais da doença.

Acima de tudo, fornece aos terapeutas a confiança para trabalhar com pacientes com câncer e criar sessões personalizadas para atender às suas necessidades.

Muitos massoterapeutas deixam a escola com conhecimento limitado sobre como trabalhar adequadamente com pacientes com câncer, de modo que acabam por afastar esses clientes. Estima-se que 1,7 milhão de americanos serão diagnosticados com câncer este ano, de acordo com a American Cancer Society . Com essas estatísticas, é provável que um massagista profissional tenha clientes com câncer ou que tenham sobrevivido ao câncer.

Educadores como Walton e Jordan acreditam que é essencial que os massoterapeutas tenham treinamento em massagem oncológica, seja como parte de seu currículo na escola ou em treinamentos de educação continuada.

Da mesma forma, para incluir os médicos alopatas em terapias complementares como parte dos planos de tratamento do câncer de mama, eles precisam ser expostos a essas terapias – uma lacuna que as diretrizes da SIO estão tentando preencher com pesquisas baseadas em evidências.

“Se pudermos provar que essas terapias reduzem o uso de produtos farmacêuticos … se melhorar seus resultados de saúde, acho que veremos mais e mais formuladores de políticas e principais interessados incorporando esses indivíduos em hospitais e ambientes comunitários”, disse Balneaves.

“Mas isso vai levar tempo, porque é uma nova maneira de fornecer cuidados – e a mudança não acontece da noite para o dia nos serviços de saúde”.


Sobre a autora


Aiyana Fraley, LMT, é escritora freelance e profissional de saúde com mais de 17 anos de experiência no campo da massagem. Ela ensina yoga e oferece sessões de massagem, reiki, cura de sons e óleos essenciais.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page