MASSAGEM COM VELAS
História inicial das velas
Algumas das primeiras velas conhecidas eram artefatos sagrados, descobertos escondidos nas tumbas dos faraós egípcios.
Estas antigas velas foram feitas de cera de abelha natural, as velas de cera de abelha também são purificadoras de ar.
Elas emitem aromas purificadores, o cheiro sutil de mel e néctar floral enquanto queimam, melhoram a qualidade do ar ao redor.
Em seguida surgiu a vela de parafina (um subproduto não renovável de petróleo).
Em muitas culturas e religiões, há uma conexão direta feita entre uma vela e o corpo humano.
Ao apreciarmos a fragrância de uma vela quando preenche uma sala podemos verificar com cuidado o seu poder, enquanto está transformando nosso espaço em tranquilidade e reflexão
Com o surgimento da energia elétrica, a vela passou a ter outras utilidades, umas delas é a decoração de ambientes, incluindo festas de casamento, jantares a luz de velas, uso religioso e funerárias.
Para esse fim, foram desenvolvidas novas técnicas de fabricação, tanto artesanais quanto industriais.
As velas tornaram-se importantes elementos decorativos, compondo ambientes com suas cores, bem como com a iluminação indireta, sendo comumente associadas a ocasiões românticas, hoje são muitas vezes ligadas a um status de sensualidade.
Nessa tendência de desenvolvimento cada vez maior do uso de velas, surgiu a necessidade de expandir seu alcance além dos sentidos visual.
Assim foram criadas as velas aromáticas.
Feitas normalmente de parafina, também podem ser apresentadas na versão gel.
O aroma vem do acréscimo de substâncias aromáticas, tais como essências, extratos naturais e óleos essenciais.
Adiciona-se anilina na parafina para colorir. Outros componentes, como flores, frutos e sementes, além de criarem um visual diferenciado e atrativo para a vela, podem produzir os aromas desejados.
Como a vela mudou de decoração para saúde e bem-estar.
Nos dias atuais, enfrentamos múltiplos desafios diariamente, o cumprimento de prazos, pagamento de contas e malabarismos para conciliar carreira e família.
Esses desafios desencadeiam ao stress como resultado, que é o sistema de alarme natural do corpo, isto pode trazer consequências sérias para a saúde.
Na primeira década dos anos 2000, surgiu uma técnica de massagem inovadora, pois utiliza como veículo uma vela para a sua execução.
A terapia de Vela de massagem, tem sido tema de conversas entre profissionais de massoterapia e estética, a respeito dos benefícios da massagem com velas, que são excelentes não só para a psique, mas também para a pele, e seus benefícios no rejuvenescimento.
A pele torna-se elástica, macia ao toque, sedosa e com cheiro agradável, muito mais hidratada, nutrida e radiante.
A massagem com velas traz alívio para a pele seca, sem vitalidade e ainda garante relaxamento profundo e sedação através da eliminação da tensão no corpo. Também ajuda na luta contra estrias, celulite e neutraliza os radicais livres.
A terapia de Vela de massagem melhora o bem-estar mental, físico e espiritual; unindo a mente, corpo e espírito de uma maneira geral.
As velas de massagem podem ser feitas de soja e outros ingredientes naturais, incluindo manteiga de karité para dar ao corpo uma hidratação duradoura.
Os benefícios da terapia de massagem com vela são infinitos:
Alívio da dor nas costas.
Ansiedade.
Aumenta o relaxamento.
Maior sensação de tranquilidade, da tensão muscular e dor.
Melhora a respiração e circulação sanguínea e linfática. Sensação de bem-estar.
O calor da vela geralmente alcança em torno de 38° a 39°, preservando a epiderme e sem riscos de queimaduras
A Massagem com velas (Candle Massage) pode ser associada a outras técnicas estéticas ou de relaxamento como a drenagem linfática, pedras quentes, massagem relaxante, SPA dos pés e/ou das mãos. Sua utilização na face é indicada quando a pessoa apresenta uma pele ressecada e desnutrida (geralmente para o público da 3ª idade).
Contraindicações da massagem com velas (qualquer condição em que a massagem tradicional é contraindicada):
– Fraturas ou ferimentos expostos;
– Infecções e inflamações (inclui febre);
– Pessoas com câncer (sem autorização do médico);
– Varizes;
– Clientes em pós cirúrgico;
– Gestantes (antes do 4° mês).
Aromas Utilizados
Harmonia (laranja e especiarias) – Devido às suas propriedades altamente benéficas essa sinergia proporciona um aroma doce e refrescante, é indicada nos tratamentos terapêuticos. As principais indicações de uso são como estimulante, regulador do sistema linfático e no tratamento contra a insônia. Jamaica (jasmim e especiarias) – Sinergia exótica, uma combinação perfeita de flores e frutos, com poderosos antioxidantes. Essa sinergia é uma fonte rejuvenescedora, proporcionando-lhe uma tez luminosa firme e hidratada. Lavanda – Possui muitas propriedades, é um calmante natural para o sistema nervoso, ajuda a equilibrar os estados emocionais como histerias e depressões, acalma e relaxa. Sendo um sedativo muito eficaz. Capim limão – Nativo das regiões tropicais da Asia, o capim limão possui propriedades calmantes, antibactericidas, diuréticas e antidepressiva. Sensação (chocolate e especiarias) – Promove um tratamento hidratante e rejuvenescedor onde o ingrediente principal é a pimenta aromática com propriedades energizantes e purificante para corpo e espírito. Chocolate – É rico em antioxidantes e possui ação umectante sendo eficaz para amaciar a pele tornando-a mais macia e luminosa.
Ostentação – (uma combinação de Ylang ylang com Abeto prata) Alivia stress, ansiedade, insônia, agitação nervosa. Possui um leve efeito calmante.
Vivacidade – ( Vetiver e Gengibre) Melhora a função dos nervos e repara danos causados devido ao medo, choque e estresse.
Alegria – (Petitgrain e lavanda) É usado para revigorar os sentidos, reduzir o cansaço mental e a depressão.
Refrescante – (Cedro e Hortelã Verde) Tem uma grande capacidade calmante, sedativa e efeitos relaxantes sobre a mente, excelente para aliar o estresse do cotidiano.