06 Óleos Essenciais para Drenagem Linfática Corporal.

Algumas massagens estéticas, como a modeladora e a drenagem linfática, podem ajudar a restabelecer o equilíbrio e a saúde.
Aliadas a esses métodos, a Aromaterapia faz uso de óleos essenciais, que complementam e potencializam os efeitos desses tipos de tratamento, trazendo um resultado mais eficaz a cada sessão.
Isso acontece porque alguns óleos são diuréticos, desintoxicantes e drenantes.
À medida que a ciência avança são muitos os estudos que comprovam os benefícios de produtos naturais.
O objetivo da utilização dos óleos essenciais é proporcionar bem-estar físico e emocional, já que possui diversos componentes químicos terapêuticos.
O uso dos óleos essenciais é bastante popular nas áreas, farmacêutica, terapêutica e cosmética.
Assim, hoje em dia são utilizados de diversas formas, tais como: para o alívio de dores, o equilíbrio de disfunções emocionais, combate a bactérias ou simplesmente para alívio do stress, aumento de energia e aumento da concentração mental.
O massoterapeuta especializado em drenagem linfática (DLM), pode acelerar a circulação da linfa, no edema pré e pós-operatório ou simplesmente em estagnação linfática, usando óleos essenciais específicos.
Podemos realmente melhorar significativamente a eficácia de tais terapias.
Nosso sistema linfático é um dos componentes mais importantes da desintoxicação no organismo, além de limpar os resíduos metabólicos produzidos pelas células, tecidos e órgãos, também elimina o excesso de toxicidade que acumulamos diariamente.
É extremamente importante que entremos com recursos ao longo do tratamento para estimular a circulação linfática e podemos apoiar e desintoxicar o sistema linfático através do uso de óleos essenciais.
A boa notícia é que os óleos essenciais podem ajudar a ampliar o fluxo linfático e são fáceis de implementar em uma rotina diária.
Óleos essenciais para desintoxicar o sistema linfático.
O limão é, de certa forma, ácido, mas quando ingerido tende aumentar o pH do corpo, ajudando a alcalinizar o corpo e, portanto, ajuda na saúde geral do sistema linfático.
É um ótimo purificador do organismo, melhora o metabolismo e elimina toxinas. É um poderoso antioxidante devido à grande quantidade de d-limoneno que contém (até 70%) incluindo terpenos, sesquiterpenos, aldeídos, álcoois, ésteres e esteróis.
Ele ajuda o corpo a obter um pH de cerca de 7,0 (o que é ideal) e, portanto, ajuda no funcionamento geral. Os níveis de pH variam ao longo do dia, mas 7,0 é o ponto ideal, em média.
Por milhares de anos, tem sido utilizado na medicina ayurvédica.
Estimula a drenagem linfática e adiposidade. promove a formação de leucócitos e, assim, aumenta a imunidade.
Aumenta os efeitos de massagens drenantes, desintoxicantes e anticelulite.
Os óleos cítricos de laranja e tangerina também contribuem para uma melhor circulação sanguínea.
Porém, ao usar óleo essencial de limão e outros cítricos na pele, é necessário ter um cuidado especial.
A cliente não pode expor a pele ao sol após a aplicação, pois possui um forte efeito fotossensibilizante.
Óleo Essencial de Cipreste

O Cipreste (Cupressus Sempervirens) também é rico em monoterpenos (alfa pineno) e é benéfico para descongestionar os sistemas circulatório e linfático e ajuda com edema, celulite, varizes e retenção hídrica.
O cipreste estimula a circulação sanguínea, linfática e circula a energia Qi do corpo.
É diurético, agindo para tonificar o sangue e os vasos linfáticos e descongestionar a linfa.
Reduzindo a inflamação e o congestionamento no sistema linfático quando aplicado topicamente, segundo a medicina oriental, o óleo de cipreste funciona estimulando e regulando o fluxo sanguíneo em seu corpo.
Tem efeitos restauradores e tonificantes nas veias, devido à sua qualidade adstringente. O óleo de cipreste também pode harmonizar o sangue, o que o torna útil para as dificuldades menstruais nas mulheres.
Óleo Essencial de Gerânio
Assim como os óleos cítricos, o gerânio fornece alívio na insuficiência linfática e do edema. Este óleo floral também é um diurético e graças às suas propriedades, estimula o sistema linfático, facilitando a eliminação de líquidos retidos no meio intersticial.
É altamente recomendado para prevenir a celulite, pois permite regular os níveis de hormônios e gordura subcutânea, é um ótimo óleo para manter nosso meio interno em equilíbrio, devido ao seu efeito estimulante nas supra renais.
Essa ação de equilíbrio surge do fato de o gerânio ser um estimulante do córtex adrenal.
Os hormônios secretados pelo córtex adrenal são reguladores, governando o equilíbrio dos hormônios secretados por outros órgãos, incluindo hormônios sexuais masculinos e femininos; é de grande ajuda nos problemas da menopausa e em todas as condições em que é indicado um equilíbrio hormonal flutuante, com isso o gerânio pode ser usado para aliviar a tensão pré-menstrual, e aqui suas propriedades diuréticas também entram em ação, ajudando a aliviar a retenção excessiva de líquidos que muitas mulheres experimentam na pré-menstruação.
O gerânio também tem um efeito estimulante no sistema linfático, e, combinado com a ação diurética, o uso em um creme de massagem para o tratamento da celulite, e edemas dos membros inferiores.
As duas propriedades reforçam-se mutuamente, ajudando o corpo a eliminar fluidos com mais eficiência, e, de fato, o gerânio é uma ajuda valiosa para a eliminação em geral, tendo um efeito tônico no fígado e nos rins.
Óleo Essencial de Zimbro (juniperis communis)
Bonsai de Zimbro
Óleo essencial de Zimbro também é rico em alfa-pineno. Funciona como desintoxicante e limpador. Tem sido utilizado para promover uma melhor função dos nervos e rins e ajuda na circulação e drenagem linfática.
Recomendado para fortalecer o sistema imunológico, e conhecido por seu caráter desintoxicante, expulsando toxinas, especialmente quando há ingestão de álcool e alimentos ricos em gordura. É um dos óleos mais valiosos em todas as situações em que o corpo precisa eliminar resíduos tóxicos.
O óleo essencial de zimbro também contém mais de 100 compostos, incluindo mirceno, catequinas e outros bio-flavonóides, todos contendo importantes propriedades antioxidantes.
Tem uma capacidade única de aliviar a retenção hídrica e estimular a drenagem linfática, diminuindo o aspecto casca de laranja da celulite.
O óleo de zimbro ajuda a eliminar o ácido lático, que alivia a dor da artrite e incentiva a função articular e muscular saudável.
Estudos também mostraram que as bagas de zimbro inibem a produção de prostaglandinas, hormônios que criam uma resposta inflamatória e aumentam a sensibilidade à dor. Ao inibir essa resposta, o zimbro age como um anti-inflamatório (semelhante à aspirina) e pode aliviar a dor e a dor nas articulações e músculos.
Óleo Essencial de Cedro do Atlas
Cedro
A composição química do óleo essencial de Cedrus atlantica é relatada da seguinte forma:
Sesquiterpenos (himachalenos 14,5%, a-himachalene 10%, b-himachalene 42%, cis- bisabolene 1,2%); álcoois sesquiterpenos (himachalol a 4%, alo- himachalol a 2,3%); cetonas (a-atlantona 2,65%, g-atlantona 5%); óxidos (óxido de himachaleno 1%).
No Sistema linfático
A madeira de cedro do Atlas tem a reputação de incentivar a drenagem linfática e estimular a decomposição das gorduras acumuladas. É levemente diurético e pode ser usado no tratamento de celulite e edema.
É benéfico misturar madeira de cedro Atlas com óleo essencial de toranja como descongestionante linfático para linfonodos inchados na congestão em casos de íngua.
O cedro Atlas neutraliza a retenção de água e lipídios e, portanto, é benéfico para o tratamento da celulite.
Também aumenta o metabolismo e limpa os bloqueios linfáticos, é tonificante para os rins, baço e pâncreas, desintoxicando todo o sistema e induzindo uma sensação de leveza.
Óleo Essencial Hortelã – Pimenta Mentha Piperita
Hortelã Pimenta
Mentha Piperita é o nome científico pelo qual está planta aromática é conhecida, todos os tipos de hortelã que existem têm seu nome distinto que os distingue, embora seus benefícios e propriedades permaneçam praticamente os mesmos.
A hortelã pimenta, em particular, tem uma afinidade pelo sangue, pelo tecido, pela linfa e pelo líquido espinhal e cerebral. Suas propriedades de resfriamento influenciam positivamente o fluxo linfático e a limpeza das mucosas.
Componentes Ativos
Mentol, Limoneno; outros ingredientes ativos também são taninos de tianato, vitaminas do complexo B, enzimas, potássio, cálcio e flavonoides.
· Produz a dilatação dos músculos do intestino e dos vasos sanguíneos.
· Permite transportar mais oxigênio e nutrientes para as células.
· Beneficia todos os órgãos e tecidos. Onde funciona melhor é nos órgãos linfáticos e na circulação de fluidos linfáticos.
· Desempenha uma função importante na defesa do organismo.
· Estimula a produção de células linfáticas.
Por tudo isso, podemos concluir que essas sinergias de óleos conseguem atuar no nível do sistema linfático, estimulando sua drenagem e descongestionamento dos canais e nódulos, além de regenerar a derme e ativar os processos de eliminação de detritos celulares patogênicos e outras toxinas acumuladas.
O resultado é uma diminuição do edema, desintoxicação do corpo e estimulação do sistema imunológico, além de intensificar a sensação de alívio e prazer.
Alecrim

É um óleo de cuidado popular que, por um lado, é muito protetor da pele e benéfico, e esfregar o óleo de cuidado aromático, por outro lado, nos oferece uma valiosa medida de acompanhamento para
Manobras para auxiliar a aplicação dos óleos essenciais

Este ritual desenvolvido especificamente para problemas de circulação sanguínea irá combinar o efeito químico e biológico dos óleos essenciais com o efeito drenante e estimulante mecânico da massagem.
As pressões realizadas com as mãos nos pés e nas pernas irão estimular mecanicamente tanto o sistema venoso, como também o sistema linfático localizado logo abaixo da pele. Assim, a massagem vai ajudar a reavivar a circulação sanguínea nas extremidades (mãos e pés), ao mesmo tempo que acalma as sensações de pernas pesadas e tensão muscular.
Nas massagens circulares ao nível das têmporas, a ação descongestionante da sinergia ajuda a aliviar dores de cabeça.
Qual a porcentagem de óleo essencial que devo usar no meu óleo de massagem?
A concentração de óleo essencial em um óleo de massagem varia de acordo com o tipo de massagem e o efeito que você deseja realizar.
Para um óleo de massagem que se aplica a todo o corpo, 1 a 5% do óleo essencial será suficiente.
A dosagem de 5 a 10% de óleo essencial deve ser reservada para uma massagem pontual e local, como, por exemplo, no caso de uma alteração respiratória (massagem nas costas e no peito) ou infecção (massagem na barriga e nos rins) , uma massagem circulatória (massagem nos pés e / ou pernas), uma massagem “anticelulite” (massagem na coxa, massagem nas nádegas, massagem na barriga, massagem nos braços).
Ação Dermocosmética: 1%
Ação Relaxante, Bem-Estar: 5%
Ação circulatória, sanguínea e linfática: 7%
Ação muscular e articular: 10%
Exemplo: Para uma composição final de: 50 ml (óleo vegetal + óleo essencial)
Porcentagem de óleo essencial de: 3%
Você precisará de: 60 gotas de óleo essencial + 48,5 ml de óleo vegetal.
Referências:
· Balchin, M. (2006) Aromatherapy Science, Um Guia para Profissionais de Saúde, Pharmaceutical Press, Londres, Reino Unido. Pág. 50, 138, 196, 213, 231, 296.
· Battaglia S. (1995) Guia Completo de Aromaterapia. Zillmere, AU: Poção Perfeita. Pág. 148, 166, 170-171, 17-17, 195-196.
· Bowles, EJ (2003) The Chemistry of Aromatherapeutic Oils, 3a ed. Ligare Book Pinter, Sydney, AU. Pág. 124-125, 137, 141.
· Mojay, G. (1999) Aromaterapia para curar o espírito, Gaia Books Ltd. London, UK, Pg. 76-77, 86-87, 92-93, 114-115.
· Schnaubelt, K. (2011) A Inteligência de Cura de Óleos Essenciais. Rochester, VT: Healing Arts Press.
· Tisserand, R., Young, R. (2014) Segurança do oleo essencial, A Guide for Health Care Professionals, 2ª ed. Churchill Livingstone, Elsevier, Reino Unido. Pág. 128, 332, 409.
· Willmont D. (2008) Aromaterapia com medicina chinesa: curando o corpo / mente / espírito com óleos essenciais. 3rd ed. Massachusetts: Wilmountain Press. Pág. 76-77, 206-207, 229-230, 237-238, 242-243, 272-274.